- FORÇA DE ATRITO
Quando um corpo é arrastado sobre uma superfície rugosa, surge uma força de atrito de sentido contrário ao sentido do movimento.
Fat = m.N
Fat = força de atrito (N)
m = coeficiente de atrito
N = força normal (N)
N = m.g
Sobre um corpo no qual aplicamos uma força F, temos:
F -Fat = m.a
Atrito é a força que resiste ou se opõe ao movimento quando uma superfície desliza sobre a outra.Como muitas outras coisas, o atrito pode ser-nos útil ou prejudicial. Só podemos caminhar graças ao atrito com o chão. Repare que quando você anda, empurra o chão para trás; graças ao atrito, o chão reage e empurra você para frente. Sem o atrito um automóvel não sairia do lugar porque os pneus deslizariam sobre o asfalto. Sem o atrito as correias não poderiam mover as máquinas e os pregos não se prenderiam nas paredes. Um automóvel freado fica parado numa ladeira graças ao atrito que não o deixa deslizar.O atrito é, às vezes, prejudicial. Ele desgasta as superfícies que escorregam uma sobre a outra, aumenta a força necessária para mover um corpo e produz calor. Para diminuir esses efeitos prejudiciais do atrito nós usamos metais duros nas superfícies das máquinas que deslizam e as fazemos tão lisas quanto possível. Além disso pomos óleo entre essas superfícies para torná-las mais escorregadias. Se não pusermos óleo no motor do carro ele se estragará por desgaste e aquecimento excessivo.Se você empurrar uma mesa sobre um soalho liso você verificará que precisa fazer uma força maior para começar o movimento do que para manter a mesa em movimento. O atrito é menor quando a velocidade é maior. Quando você aplica os freios do carro fazendo as rodas girarem mais lentamente o atrito é grande, pois os pneus não deslizam, e o carro para logo. Se você freia violentamente, impedindo as rodas de girarem, elas deslizam e o atrito se reduz à metade; o carro não parará logo e derrapará.Atrito de rolamentoQuando uma superfície sólida desliza sobre outra as pequenas reentrâncias que nelas existem prendem-se umas nas outras e produzem o atrito de deslizamento que se opõe ao movimento. O atrito também se opõe ao movimento de um objeto redondo que rola sobre uma superfície sólida. O atrito de rolamento é menor do que o atrito de deslizamento. Os antigos egípcios usavam toros de madeira para mover pedras e estátuas enormes. Nós usamos pequenas rodas nos pés dos móveis e rodas nos carros. Para diminuir ainda mais o atrito usamos rolamentos de esferas nos eixos das rodas de skates e bicicletas.
ESPELHOS PLANOS
Formação de imagens num espelho plano
Um espelho plano associa a um objeto real uma imagem virtual
- ENERGIA
RESISTÊNCIA ELÉTRICA
Efeito jouleUm condutor metálico, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, se aquece. Num ferro de passar roupa, num secador de cabelos ou numa estufa elétrica, o calor é produzido pela corrente que atravessa um fio metálico.Esse fenômeno, chamado efeito Joule, é devido aos choques dos elétrons contra os átomos do condutor. Em decorrência desses choques dos elétrons contra os átomos do retículo cristalino, a energia cinética média de oscilação de todos os átomos aumenta. Isso se manifesta como um aumento da temperatura do condutor.
Medida da energia elétrica Na entrada de eletricidade de uma residência, existe um medidor, instalado pela companhia de eletricidade (procure observar o medidor de sua residência). O objetivo desse aparelho é medir a quantidade de energia elétrica usada na residência durante um certo tempo (normalmente 30 dias). Sabemos que: energia = potência x tempo. Portanto, quanto maior for a potência de um aparelho eletrodoméstico e quanto maior for o tempo que ele permanecer ligado, maior será a quantidade de energia elétrica que ele utilizará. O valor registrado no medidor equivale à soma das energias utilizadas, durante um certo período, pelos diversos aparelhos instalados na casa.Essa energia poderia ser medida em joules (unidade do SI). Em praticamente todos os países do mundo, entretanto, as companhias de eletricidade usam medidores calibrados em kWh.
- CIRCUITO ELÉTRICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário