quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Química

A palavra "Química" é, algumas vezes, empregada para fazer referências à coisas ruins, mas não é bem assim. As pessoas acreditam que a Química está em produtos perigosos, tóxicos, venenosos e em drogas. Isso é verdade, pois ela está nestes compostos também. No entanto, não é somente aí que ela se encontra.
É possível encontrar um bom bocado de química em produtos e objetos corriqueiros do nosso dia-a-dia, exemplos são: uma folha de papel em branco; uma maçã; um pouco de água para consumo humano; uma escova de dente; um creme dental; um bife bem frito; um copo suco artificial; uma blusa de tecido sintético; o ar atmosférico; etc. Às vezes, uma dona de casa vai até o supermercado para comprar algumas verduras e frutas. Chegando lá, ela encontra outras pessoas também comprando verduras e frutas, e também conversando coisas do tipo: "nossa como essas frutas estão bonitas, principalmente, estes morangos, mas é uma pena que eles estejam cheios de química. A química dessas frutas pode até matar uma pessoa . Isso é terrível".
Bom, como dissemos, as frutas tem sim química e não é só nelas que a química está presente. No entanto, a química que a frase faz referência, é a química dos agrotóxicos e fertilizantes utilizados para o cultivo de frutas de climas diferentes em nosso clima tropical. Além da necessidade do combate à pragas e parasitas.
Muitas pessoas conhecem a Química como Ciência e sabem da sua importância para a humanidade. É conhecido que a Química é a ciência que estuda diversos fenômenos e são alguns desses fenômenos que possibilitaram a existência e sobrevivência de seres vivos em nosso planeta. É também importante lembrar que a Química estuda desde uma pequena molécula até um complexo organismo, tal como é o corpo humano.

Algumas pessoas dizem que detestam a Química, mas por que será? Será que é por que conhece a ciência e realmente não gosta do que ela trata? Ou, será por que não conhece o conteúdo e aí fica fácil falar que não gosta de alguma coisa que não conhece? Esta última opção é uma boa justificativa, que se abrange a muitos, uma vez que a maioria das pessoas não conseguem aprender Química durante o Ensino Médio e tomam a disciplina como chata e difícil.
Os fenômenos e transformações que a Química estuda estão bastante presentes em nosso dia-a-dia. Um exemplo é quando o despertador toca e acordamos assustados, o que ocorre? Acordamos, abrimos os olhos e desligamos o despertador. Mas, de onde surge a energia para isso ocorrer? Geralmente, é necessário que pessoas ingiram uma determinada quantidade de alimento, pois será este, que através de reações químicas, se transformará em energia para possibilitar os movimentos, pensamentos e atitudes de uma pessoa. Outro exemplo é, quando estamos na frente de um computador. Mas, onde a Química está? Bem, ela está presente nos chips do computador, no plástico e no vidro do monitor, no metal dos circuitos e gabinetes do CPU, etc. E quando não estamos fazendo nada, estamos simplesmente sentados, de olhos fechados e pensando em nada? Como dito, seu organismo estará trabalhando, transformando carboidratos e/ou gorduras em energia, pois sem alguns ATP's você não consegue nem mesmo ficar sentado, ou melhor, ficar vivo. Além da tarefa de respiração que é necessária a qualquer pessoa para se manter viva. (O gás inspirado é na verdade, uma mistura de gases, gás oxigênio, gás carbônico, gás nitrogênio, etc).
Perceba que a Química está em quase tudo que se pense, e que ela não é um objeto ou produto, mas sim, uma ciência que estuda transformações e fenômenos do nosso dia-a-dia, ou que nunca pensamos existirem.

Se uma pessoa disser: "Nossa, então eu estou perdido. É melhor eu ir para outro planeta, pois lá não haverá a Química para me assombrar". Realmente lá possivelmente não haverá uma ciência chamada Química, mas os fenômenos que ocorrerem lá, poderão sim ser estudados pela Química, que assim com a Física, possui leis universais, ou seja, que funcionam em qualquer lugar do Cosmos. Um outro fato é que para esta pessoa ir até este outro planeta, ela necessitará de um meio de transporte, que deverá ser constituído de algum metal, polímero ou cerâmica e que será necessário um combustível para tal proeza, pois senão ela não sairá nem mesmo de sua cidade.
Sendo assim, pode-se perceber que a Química está em quase tudo que se ver e até em muitas coisas que não podem ser vistas. E o grande desenvolvimento de diversas áreas é devido diretamente ou indiretamente à Química como ciência. Esta ciência pode ajudar a construir um mundo melhor, como também pode auxiliar para o extermínio deste em que vivemos.
Armas químicas como Sarin, gás mostarda e VX, ou então, armas nucleares como bombas atômicas ou bombas de hidrogênio podem destruir tanto a população da Terra, como todo o planeta. É sabido que o armamento nuclear existente no mundo, atualmente, daria para destruí-lo diversas vezes. Como se isso fosse possível, pois depois da primeira destruição quem estaria aqui para destruí-lo as outras vezes?

A Química como ciência tem grande responsabilidade sobre o mundo, como visto anteriormente. E é a partir da sua utilização que poderá sair soluções para problemas enfrentados por todos nós. A Química interligada com a Biologia, com a Geologia, ou com a Física ganha cara nova e pode ser de grande ajuda para por exemplo, o meio ambiente, que cada vez é mais valorizado.
O profissional de Química é uma pessoa normal e deve ser considerado como tal, pois muitas vezes, você mesmo deve ter falado ou ouvido alguém falar que um químico é um doido, um maluco. No entanto, ele é igual a um cozinheiro, um mágico, um matemático, um taxista, um engenheiro, um médico, entre tantas profissões. É, é verdade que o químico tem bastante de cozinheiro e de mágico, mas isso não vem ao caso, neste momento.
A partir disso, pode-se tirar uma conclusão errada sobre a Química, pois esta ciência não pode ser tratada e vista como a mais importante, como a ciência que explica quase tudo que vemos e não vemos. Mas, ela deve ser tratada como uma ferramenta para o entendimento e melhoria do mundo em que vivemos, assim como deve ser feito com outras ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário